6 Passos para me Tonar Gestor de Departamento Pessoal

O primeiro passo para você iniciar sua jornada em busca de se tornar um gestor de Departamento Pessoal, é identificar especificamente qual é o cargo que se deseja ocupar, pois, cada cargo exige requisitos de comportamentos e conhecimentos diferentes.

Uma vez clarificado seu objetivo, deve-se identificar a posição você ocupa neste exato momento, considerando quais são suas aptidões técnicas e suas respectivas limitações a serem desenvolvidas.

Curso de Departamento Pessoal em RECIFE

A terceira dica trata-se da identificação das oportunidades que a empresa e o mercado lhe oferecem. Como você pode tirar proveito de seus pontos positivos e quais as vantagens que você tem, como por exemplo, um bom relacionamento com a chefia, liderança sobre a equipe, etc.

Considerando como dica mais importante, você deve identificar seus pontos de melhoria. Quais são as características técnicas e comportamentais exigidas para ocupar o cargo que você deseja? Quais delas você precisa desenvolver para garantir os requisitos mínimos da respectiva promoção?

Nossa penúltima dica trata-se da construção da estratégia, como, por exemplo: realização de cursos e treinamentos específicos, mudança de vestimenta, participação de seleções internas e/ou externas, etc.

A sexta e última dica consiste em avaliar os resultados das ações programadas na etapa anterior, onde, uma vez que você identificar uma ação que tenha rendido resultados inferiores às suas expectativas, deve-se planejá-la novamente (volta-se a fase da 5ª dica) e repetir o processo.

Nilton Costa
Especialista em desenvolvimento de pessoas e negócios