CHORAR OU VENDER LENÇOS?

No mundo, só existem dois tipos de pessoas e, identificar qual você é, pode ser a chave para o seu sucesso. No decorrer do texto você vai encontrar o segredo para potencializar seus resultados e obter mais reconhecimento dos meio que se insere.

            É comum nos depararmos diariamente com pessoas negativas, aquelas que observam apenas o lado negativo de todas as situações. É preocupante quando encontramos estas pessoas no espelho.

Você é composto por todos os sentimentos, no entanto, só você escolhe quais são os que quer sentir por mais tempo. Esses sentimentos são responsáveis por seus comportamentos, uma vez que a ciência comprova que agimos com a emoção e justificamos com a razão.

O comportamento do mundo corporativo muda ao passo que a sociedade evolui, por este motivo, devemos ficar atentos aos novos perfis de gestores e colaboradores.

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Não cabe mais na empresa aquelas pessoas que reclamam de todas as situações, sejam elas: o salário baixo, o extensivo horário de trabalho, a falta dos melhores equipamentos, o não investimento em treinamento, a falta de folga, de assistência odontológica, etc.

Sem contar com aquele tipo que se incomoda até com a forma de agir dos colegas de trabalho, acabando por criar graves problemas de relacionamento.

Pessoas que só tendem a reclamar tendem a criar problemas e possuem uma grande limitação em resolvê-los.

Não só na empresa, mas estendendo-se a vida como um todo, se você quer crescer, deve conhecer os problemas, mas não se apegar a eles. O foco deve ser mantido no como resolver os problemas ora “evidenciados”.

Obs.: a palavra “evidenciado” está em destaque para não esquecermos que todo o problema “pede” uma evidência objetiva, pois, muitos dos problemas que acreditamos ser real, só existem em nossos pensamentos.

Portanto, o segredo do sucesso é parar de “chorar” e passar a “vender lenços”.

As pessoas que “choram” são aquelas que se acovardam diante das adversidades, que fazerem de um pequeno “desvio”, um grande problema. São as pessoas que se desmotivam diante dos erros.

Já as que “vendem lenços” são aquelas que possuem a capacidade de conseguir ver as oportunidades que existem em cada problema.

Cada erro possui uma oportunidade de refazer mais inteligentemente.

Se você quer crescer na vida, precisa mudar de postura, parar de reclamar das coisas que não saem da forma que você gostaria, e passar criar oportunidades de conquistar os seus objetivos.

RECAPITULANDO:

  1. Seja uma pessoa que “vende lenços” e não uma pessoa que chora;

  2. Chorar ou vender lenços é uma escolha;

  3. Encare os problemas como oportunidades;

  4. Tudo o que você foca, cresce. Se você focar o problema, ele tende a crescer, assim como se você focar na solução;

  5. Ao “achar” que tem um problema, procure evidências pois, em algumas vezes, o problema só existe em sua cabeça.

Nilton Costa
Coach
Especialista em Coaching
Desenvolvimento de pessoas e de negócios