Curso de Contabilidade

Curso de Contabilidade

Curso de Contabilidade

Um curso de contabilidade pode ser a forma perfeita de você mudar completamente de vida e se destacar no mundo dos negócios com uma carreira sólida e estabelecida.

A contabilidade é um recurso muito importante para a abertura, desenvolvimento e gestão financeira de uma empresa de sucesso. Esta atividade é obrigatória e cada empresa deve ter o seu contador. O mercado está aberto a novos profissionais que queiram se estabelecer no segmento.

Os profissionais da contabilidade estão no hall das profissões mais importantes para o segmento business. Sendo assim ter uma formação nesta carreira pode ser o diferencial que você está buscando na sua vida.

Com os conhecimentos contábeis é possível ter um controle muito mais amplo da situação econômica de qualquer empresa além de ter planos funcionais para maximizar os lucros, reduzir os impostos pagos e também redução de gastos desnecessários.

Sendo assim as informações contábeis é a base para uma empresa desenvolver as suas atividades adequadamente e assim se consolidar no mercado.

Toda a parte financeira de uma empresa bem com a sua administração depende diretamente dos relatórios oferecidos pela contabilidade. Sendo assim não há como evitar este tipo de serviço em uma empresa.

Os dados contábeis são guias para a empresa se manter focada na sua atuação com lucratividade e também realizar adequadamente o pagamento de todos os impostos obrigatórios de uma empresa.

Ter formação na área contábil te coloca no epicentro organizacional das empresas como “peça chave” para a atividade comercial ser realmente lucrativa e existir de acordo com os padrões de legalidade do Brasil. Continue lendo e saiba ainda mais sobre o curso de contabilidade.

Constituição de uma empresa

A constituição de uma empresa é o primeiro passo a dar em direção a uma vida de sucesso ou mesmo de fracasso. Sendo assim tudo começa justamente na constituição.

Já nesta fase é fundamental ter um planejamento impecável que possa gerar resultados satisfatórios no futuro. Então neste momento é preciso trabalhar com todas as habilidades que um curso de contabilidade pode oferecer.

Para fazer a constituição de uma empresa é preciso levar em consideração diversos fatores. É preciso mensurar todos estes dados para alinhar o mais corretamente possível a legislação que envolve as empresas com a prática exercida nesta empresa. Apenas assim, conciliado tudo de forma adequada será possível pagar as tributações adequadas e evitar bitributações e também possíveis problemas documentais que deverão ser organizados futuramente.

Nesta fase as responsabilidades da empresa devem ser evidenciadas para que ela seja enquadrada na modalidade mais favorável para a sua situação econômica.

Neste momento é preciso usar bastante a inteligência e principalmente as habilidades adquiridas com o curso de contabilidade. As empresas são divididas em diversas categorias de acordo com suas competências, porte e também serviços ou produtos que serão oferecidos aos seus clientes.

Além disso, o seu raio de atuação também é muito importante. Anteriormente este aspecto era ainda mais complicado devido à variação do ICMS em cada estado. No entanto uma nova regulamentação estabeleceu a padronização do ICMS facilitando um pouco mais a vida dos contadores do Brasil.

Classificação das empresas

A classificação das empresas é um ponto chave para a constituição de uma empresa. Isso porque as empresas possuem diversos enquadramentos legais que seguem alguns preceitos preestabelecidos pela legislação.

Através desta classificação as empresas serão limitadas ou ilimitadas de acordo com a sua atuação e porte. Também serão definidos neste momento os principais impostos que serão recolhidos posteriormente além de todo o plano contábil para esta empresa.

Sendo assim é importante conhecer as classificações das empresas de forma muito clara e abrangente. Tudo isso você pode aprender com este excelente curso de contabilidade. Veja abaixo algumas classificações comuns de empresas:

  • Classificação por setor

É imprescindível que a empresa seja devidamente classificada para estar dentro dos padrões de legalidade e assim funcionar perfeitamente durante o tempo proposto para o seu funcionamento. A classificação por setor é fundamental para uma empresa. Aí está a base para os futuros impostos que serão deduzidos obrigatoriamente todos os anos.

Na classificação por setor podemos ver que as empresas são basicamente divididas em: comercial, industrial, prestadora de serviços e rural. Tendo cada uma as suas responsabilidades e exigências para serem enquadradas em determinada classificação.

  • Classificação jurídica

Esta classificação é considerada a mais importante para as empresas. Pois é nesta fase que as responsabilidades gerais das empresas, bem como seus sócios e presidente devem ter diante da pessoa jurídica criada esta por sua vez possua várias subdivisões. Algumas são: autônomo, empresário, sociedade empresaria simples e sociedade simples.

  • Classificação por porte

Esta classificação por porte determina o potencial e o limite alcançável desta empresa. Geralmente é dividida em microempresa, pequena empresa, média empresa, media-grandes empresas e grandes empresas. Cada divisão é realizada com base na receita operacional bruta da empresa.

Escrituração Fiscal

Que os impostos são obrigatórios nós já sabemos. No entanto é preciso ir além e ter a capacidade de realizar uma gestão completa das informações contábeis para realizar a escrituração fiscal junto à receita federal e a demais órgãos governamentais.

Através da escrituração o contribuinte pode organizar as informações sobre os impostos recolhidos bem como ter um banco de dados junto à receita federal. Isto é fundamental para as empresas estarem sempre em dia com a contribuição obrigatória que cada empresa deve realizar durante o seu funcionamento.

Tudo isso você aprende no curso de contabilidade. Este tipo de informação deve ser sempre priorizado na atuação contábil, já que os impostos são obrigatórios e o não cumprimento destas medidas pode implicar em multas, suspensão do direito de funcionamento da empresa e até mesmo a prisão de seus sócios, donos e também do contador.

Este banco de dados da escrituração fiscal gera um registro de apuração dos impostos completo que também servirá como base contábil para os próximos anos de atuação da empresa.

Todas as informações levantadas aqui são úteis para o contador. Através delas será possível até mesurar o crescimento da atividade comercial ou mesmo fazer uma previsão aproximada para os futuros anos.

Existem sistemas que podem auxiliar o contador nestas funções. Dessa forma não há perda de tempo lançando dados em um sistema e sim aproveitamento do tempo para fazer um trabalho detalhado que poderá ser utilizado sempre que preciso. Este é o módulo mais buscado do curso de contabilidade devido ao seu grande grau de importância.

Apuração ICMS

Dentre os vários impostos que existem para os diferentes segmentos das empresas o que mais se destaca é o ICMS. Isso porque praticamente toda empresa é taxada nesta modalidade de recolhimento.

Recentemente houve mudanças na tabela da alíquota do ICMS que variava de estado para estado. Desta forma qualquer transação ou venda de produtos para diferentes estados devia ser calculado com base nesta tabela.

Mas atualmente, para beneficio dos contadores estabelece-se a padronização do ICMS para o Brasil inteiro. Desta forma é muito mais simples realizar o recolhimento principalmente das empresas que possuem atuação em mais de um estado brasileiro.

Atualmente o ICMS está com uma alíquota de 15% na média para os estados brasileiros. Sendo assim todas as movimentações de produtos e serviços devem ser tributados com esta alíquota.

Para você que ainda não conhece o ICMS este é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Desta forma todo produto comercializado ou serviço prestado é tributado com a alíquota supracitada.

Desta forma é completamente imprescindível ter um amplo domínio de tributações para ser um bom contador. No curso de contabilidade você será capaz de mensurar os valores, calcular as alíquotas e adicionar o valor ao preço dos produtos.

Tudo isso com a finalidade de ser capaz de pagar a devida tributação e também ter lucro com a atividade comercial. Manter este equilíbrio é fundamental para a continuidade da empresa.

Basicamente o lucro é o resultado dos gastos com produção e impostos e a receita final obtida com a venda. Se o resultado desta equação for positivo a empresa tem lucro e continua no mercado. Caso seja negativo será fundamental realizar um planejamento contábil adequado para sair do vermelho.

Balanço Patrimonial Simplificado

O balanço patrimonial é um relatório contábil que demonstra todos os resultados do exercício (ano contábil). É através dele que todas as decisões administrativas são embasadas e também todos os sócios e acionistas podem acompanhar a situação financeira completa da empresa.

Estas informações são de alta importância e para se obtê-las é preciso acompanhar todas as movimentações econômicas da empresa sem nenhuma exceção.

O BP (balanço patrimonial) pode ser simples ou tradicional. Em ambos os casos as informações oferecidas são de ordem de extrema importância sendo uma referência do andamento da atividade comercial.

Você aprende a montar e programar todo o balanço patrimonial no curso de contabilidade. Existem leis que regem o BP e que devem ser sempre aplicadas quando for realizar esta atividade.

O objetivo das leis de normalização é causar a padronização do BP facilitando a leitura dos dados de todas as empresas de qualquer segmento. Assim quem precisa acompanhar os relatórios das diversas empresas possuem mais facilidade em sua aplicação.

O balanço patrimonial deve mostras as informações relacionadas às receitas e despesas da empresas. O resultado final deve ser um equilíbrio perfeito. Um balanço patrimonial que não fecha, ou seja, não termina em equilíbrio pode estar incorreto ou a situação da empresa pode estar completamente desfavorável.

Através de um balanço patrimonial é possível compreender toda a situação financeira de determinada empresas bem como ver os seus gastos e lucros durante as suas movimentações financeiras.

Em suma, o balanço patrimonial é um espelho que demonstra completamente a situação financeira de determinada empresas facilitando e orientando a tomada de decisões administrativas relacionadas às finanças da empresa.

Cálculos tributários

Os cálculos tributários são extensos e muitas vezes complicados. Isso devido às altas quantidades de impostos existentes no Brasil. No curso de contabilidade você vai aprender a fazer todos estes cálculos e além de pagar os tributos adequados poderá compreender a situação de qualquer empresa.

Como os tributos são obrigatórios e o não comprimento com as normas é ilegal é essencial manter uma atenção focada neste aspecto. Geralmente uma empresa contribui com 34% do seu capital bruto como formas de tributos.

Sendo assim o governo é dono de 34% de qualquer empresa. Não pagar este tributo implica em problemas fiscais graves. Além disso, cometer erros aqui pode fazer a tributação ficar mais cara ainda.

Como existem muitos impostos no Brasil é muito comum ocorrerem erros. Estes erros podem ser percebidos na forma de bitributação, ou seja, pagar duas vezes o mesmo tributo. Isto aumenta os gastos de uma empresa e consequentemente reduz seus lucros podendo até falir a empresa.

É justamente aí que os cálculos tributários entram em cena. Hoje as empresas buscam contadores que tenham especialidade em cálculos tributários com o objetivo de reduzir ao máximo possível a tributação sobre determinada empresas com a finalidade de maximizar o lucro final.

Desta forma o contador utiliza suas habilidades e conhecimentos para fazer a empresa crescer ainda mais de forma completamente legalizada. Tudo isso você aprenderá no curso de contabilidade, que se foca nesta área tem destaque no mercado.

Os cálculos tributários são muito diversificados, pois cada segmento e porte de empresas possuem a sua alíquota. Então todas as empresas terão um relatório final personalizado de acordo com as suas reais necessidades.

Simples Nacional

O simples nacional é um regime tributário diferenciado. Sua finalidade é oferecer suporte adequado para as empresas se enquadrarem melhor nas tributações e pagarem o mínimo possível de impostos.

De maneira geral o simples nacional foi elaborado para alavancar as micro e pequenas empresas que não podiam concorrer com as gigantes do segmento. Para o monopólio não se estabelecer permitindo que apenas as empresas grandes possam ter crescimento.

O que mais se destaca no simples nacional é a unificação das tributações. Esta unificação facilita as operações contábeis e também administrativas. A grande maioria das micro e pequenas empresas estão sendo enquadradas no regime tributário do simples nacional e assim conseguem operar de forma mais dinâmica e com uma lucratividade maior. Tudo isso você vai aprender no curso de contabilidade.

Os resultados do simples nacional para as empresas que podem exercê-lo é sem dúvidas muito benéfico. A facilitação e a economia são o foca principal deste regime.

Para ser um bom contador é preciso ajudar a empresa que você trabalha e para isso não há nada melhor que redução tributária a e simplicidade contábil. Fundindo estes dois benefícios a empresa pode crescer livremente sem os impostos ficarem demasiado pesados para a instituição.

O simples nacional ainda é um benefício maior para as empresas que possuem grandes gastos com a folha de pagamentos dos seus funcionários. Isso porque outro beneficio deste regime tributário é o não recolhimento do INSS.

Assim a empresas pode economizar 40% dos seus gastos com folha de pagamentos. Esta é uma economia imensa que torna muitas empresas optantes do simples nacional.

MEI – micro empreendedor individual

O MEI é um benéfico que surgiu em 2008 com a finalidade de legalizar o trabalho informal. Esta, portanto é uma forma de associar diversos benéficos para quem desenvolve a sua atividade comercial de maneira informal.

Os benefícios do MEI são imensos para quem se enquadra nesta categoria. O pagamento das tributações tradicionais não incide ao MEI pagando apenas valores fixos mensais que variam entre 45 e 50 reais.

Com este pagamento o cidadão cadastrado no MEI tem direito a aposentaria, afastamento pelo INSS, auxilio doença e auxilio maternidade. No entanto o interessado deve possuir os requisitos para se cadastrar nesta modalidade.

Não obstante, o MEI ainda oferece mais vantagens ao seu titular como inclusão da pessoa jurídica CNPJ. Esta inclusão facilita a abertura de contas para a sua micro empresa e também a obtenção de empréstimos sob medida para o seu negócio.

O cadastramento no MEI, bem como o pagamento da sua taxa através da DAS serão completamente aprendidas no curso de contabilidade. Com estes conhecimentos você poderá dar suporte total para os optantes do MEI desde o planejamento, inscrição e também o suporte necessário para a apresentação das informações anuais.

Esta categoria está tendo cada vez mais pessoas cadastradas e a demanda de mercado para os contadores fazer este tipo de função é alta. Muitos pequenos empreendedores estão se tornando sucesso no seu segmento e são incomparáveis com as exigências e necessidades das grandes empresas.

Esta modalidade pode se tornar ainda mais dinâmica. Justamente por isso é fundamental ter conhecimentos acerca do MEI e por isso que o curso de contabilidade também foca bastante esta categoria e seus vários aspectos.

Nota fiscal eletrônica

A emissão da nota fiscal é fundamental para uma empresa. Além de informar o cliente dos detalhes de sua aquisição e oferecer condições de garantia e integridade. A nota fiscal ainda possui atributos contábeis.

As notas fiscais eletrônicas podem ser armazenas com a finalidade de prova e contra prova para evitar e bitributação. Sendo assim é essencial ter todo um aparato de coleta, reunião e arquivamento deste tipo de informação contábil.

Assim é simples documentar de forma completa e abrangente todas as informações da transeção para ambas as partes. Este documento é emitido apenas na internet seja por site ou emails.

A sua versão física e também de mesma utilização é conhecida apenas como nota fiscal e possui exatamente as mesmas especificações normativas e aplicação contábil ou mesmo judicial.

Na nota fiscal é possível ver o nome do comprador bem como seu CPF e também é possível encontrar o vendedor, sua razão social, nome fantasia e também CNPJ. Além da identificação das partes envolvidas na transação é listado também os impostos envolvidos.

Assim as notas fiscais são documentos completos que provam além de uma operação comercial toda a sua regulamentação embasada nas leis fiscais do Brasil.

Para emitir notas fiscais eletrônicas e tradicionais físicas é preciso ter um cadastro jurídico, ou seja, é preciso ter uma pessoa jurídica com CNPJ. Não importa qual o segmento da empresa ou mesmo o seu enquadramento. Todos devem emitir este tipo de documento em suas transações comercias.

Tudo isso você vai aprender no curso de contabilidade e poderá colocar os seus conhecimentos em prática favorecendo e simplificando a vidas de empresas e empresários do país inteiro.

Certificação digital

No cerne da certificação digital temos uma função muito importante que é o certificado digital. O certificado digital é uma assinatura eletrônica com validade jurídica que garante a proteção dos serviços prestados pela internet bem como transações eletrônicas.

O certificado digital permite que pessoas e empresas de qualquer parte do mundo assinem remotamente seus documentos validando-os de forma simples, ágil e completamente segura.

Isso é muito útil e funcional principalmente nos dias de hoje onde a internet está literalmente mudando o mundo econômico oferecendo cada vez mais produtos e serviços e estreitando as relações de clientes e empresas.

Além disso, a internet globalizou o planeta, deixando sempre qualquer país muito mais perto de você ou da empresa que trabalha. Sendo assim é importante atentar para esta ferramenta e utilizá-la de forma abrangente e eficaz.

Como supracitado esta ferramenta é de grande valia e com isso é fundamental aprender a utilizá-la de forma abrangente e isso você vai ver no curso de contabilidade.

Curso de contabilidade

Com o curso de contabilidade você pode mudar a sua vida completamente conhecendo as principais ferramentas do mercado e das ciências contábeis. A carência de profissionais neste segmento é muito alta, sendo assim quem faz o curso de contabilidade nas melhores escolas tem vaga garantida no mercado.

Além de muitas vagas no mercado esta é uma profissão que ganha cada vez mais respeito no mundo dos negócios. Além disso, que trabalha com a contabilidade pode fazer carreira em uma grande empresa ou mesmo abrir o seu próprio negócio de acessória contábil atendendo diversas empresas.

Esta profissão tem mercado para crescer ainda mais e se você pretende ser um profissional de sucesso com certeza está no caminho certo.

Venha você também fazer o seu curso de contabilidade e garantir uma profissão de sucesso com uma excelente remuneração. Gostou do artigo? Então compartilhe com os amigos nas redes sociais e deixe seu comentário.