Recrutamento Interno e Externo: Listamos as vantagens e as desvantagens.

Oi tudo bom?
Hoje eu vou falar com você sobre Recrutamento Interno e Externo e quero que você saiba que é um tema extremamente importante para você e para sua empresa, portanto anote com carinho e, se tiver um tempinho, deixe seu comentário abaixo.

Recrutamento interno e externo Recrutamento Interno e Externo: Listamos as vantagens e as desvantagens.

Nosso objetivo é apresentar os detalhes de cada um desses processos e passar a você os conceitos necessários para que você os execute com eficiência.

Recrutamento: Compreende todos os procedimentos utilizados pelas empresas para divulgar suas vagas e atrair candidatos potencialmente qualificados a ocupar um cargo. É a maneira como as empresas comunicam e divulgam no mercado de recursos humanos suas ofertas de oportunidade de emprego.
RH e seus diversos setores EA CURSOS Recrutamento Interno e Externo: Listamos as vantagens e as desvantagens.

Seleção: É o processo sistematizado de escolha entre candidatos que foram recrutados. A seleção visa prever qual deles terá o melhor desempenho na vaga em questão para fins de contratação. Basta lembrar que, apesar de existir milhares de jogadores de futebol para serem recrutados, somente alguns dentre eles é que terão a honra de jogar seleção, ou seja, serão selecionados.

Afinal, como fazer um Recrutamento bem dirigido?

Estratégia para um bom recrutamento EA CURSOS Recrutamento Interno e Externo: Listamos as vantagens e as desvantagens.

O recrutamento deve ser bem dirigido para evitar que pessoas desqualificadas para a vaga sejam recrutadas. Isso faria com que o processo de selecionar os candidatos se tornasse impossível. No caso do exemplo, só se pode recrutar “jogadores de futebol” e, então, selecionar os melhores dentre esses.

Já imaginou se o técnico tivesse que selecionar todos os tipos de jogadores? De vôlei, de basquete e outras modalidades?

Cabe ao recrutamento trazer para o processo de seleção somente funcionários que atendam aos requisitos a vaga exige.

Tenho certeza que você gostar de ler sobre o
RH e seus diversos setores. Clique AQUI e LEIA!

O recrutamento não deve ser dirigido a todos aqueles que estão disponíveis para trabalhar. Ele deve conter mensagens dirigidas a atrair pessoas com características desejáveis à empresa e à vaga em aberto.

Melhor dizendo, é aí que começa o processo de seleção, pois você já elimina os candidatos que não possuem os requisitos necessários. O objetivo final do recrutamento e da seleção é colocar o profissional adequado para exercer a função correta da maneira mais eficiente possível.DP 01 GOOGLE AD 728 90 Recrutamento Interno e Externo: Listamos as vantagens e as desvantagens.

Como escolher uma fonte de recrutamento?

O segundo ponto a ser observado para se obter um recrutamento de sucesso é a escolha da fonte de recrutamento. Basicamente, podemos dizer que existem dois tipos de fontes de recrutamento: as fontes Internas ou Externas.

Quando resolvemos usar as fontes internas, isso significa que iremos contratar para a vaga em questão, funcionários que já trabalham na empresa, ou seja, vamos promover ou mudar de função um funcionário que a empresa já conhece.

Você sabia que o RH é divido em vários setores?
RH e seus diversos setores. Clique AQUI e LEIA!

Usar esse tipo de fonte, geralmente, é mais eficiente em empresas em que a política de “plano de carreira” e distribuição de oportunidades está claramente definida e implantada, pois, do contrário, pode causar desmotivação e problemas com os funcionários. Já a fonte externa, como o próprio nome diz, são os candidatos de fora da empresa que trazem novas idéias e “energias” para dentro da empresa.

Abaixo, confrontamos as vantagens e desvantagens de cada uma dessas fontes para que você entenda quando deve ou não escolher cada uma ou, ainda, entender porque as empresas só usam uma ou outra fonte.

Quais são as vantagens do recrutamento interno?

É econômico, rápido e seguro;

Motiva o desenvolvimento de todos;

Motiva a permanência e lealdade para com a empresa;

Gera uma competição sadia entre os funcionários;

Quais as desvantagens do recrutamento interno?

Pode gerar frustração nos funcionários que não forem aprovados;

Desmotiva e gera conflitos internos;

Quais as vantagens do recrutamento externo?

Sangue novo para a empresa;

Novos talentos;

Enriquece o patrimônio humano;

Enriquece o capital intelectual da empresa;

Quais as desvantagens do recrutamento externo?

É mais caro, mais demorado e menos seguro;

Desmotiva os funcionários da empresa que esperam por uma oportunidade.
DP GOOGLE AD 728 90 Recrutamento Interno e Externo: Listamos as vantagens e as desvantagens.

Você também vai gostar de ver:

  • wp socializer sprite mask 16px Recrutamento Interno e Externo: Listamos as vantagens e as desvantagens.
  • wp socializer sprite mask 16px Recrutamento Interno e Externo: Listamos as vantagens e as desvantagens.
  • wp socializer sprite mask 16px Recrutamento Interno e Externo: Listamos as vantagens e as desvantagens.
  • wp socializer sprite mask 16px Recrutamento Interno e Externo: Listamos as vantagens e as desvantagens.
The following two tabs change content below.

4 ideias sobre “Recrutamento Interno e Externo: Listamos as vantagens e as desvantagens.

  1. João Coimbra

    Indivíduos vivem em condições diferenciadas. Muitos aspectos podem explicar essas condições diferenciadas: grau de formação, de informação, acesso à cultura, ao lazer, inserção social, infortúnios, histórico familiar, processos psicológicos etc.
    Deixar que a valorização do empregado seja deixada à sorte que cada um teve de conseguir uma formação melhor é um erro que é muito comum nas políticas liberais de precarização e desvalorização do trabalho, o que o dirigente ou o empresário quer com isso é economizar com treinamento e capacitação quando dá recompensas àqueles que com recursos próprios custeiam sua capacitação.
    É um engano acreditar que tem alguma vantagem em fomentar um ambiente competitivo e meritocrático, com os mais produtivos e eficientes sendo recompensados, onde se mobiliza espírito empreendedor. Fazendo assim só fazemos aumentar ainda mais as diferenças, porque, é sempre aqueles que têm melhores condições de progredir que conseguirão se desenvolver.
    Não podemos acreditar só na ética protestante da época da formação do sistema capitalista, não podemos fazer política empresarial acreditando na economia de mercado e que as mudanças sociais refletem a vontade de Deus. O progresso não é uma graça divina.
    O recrutamento interno. Além de ser uma forma rápida e segura de selecionar pessoal, promove, segundo a lógica liberal capitalista o “desenvolvimento de todos” que correm para se qualificar por conta própria esperando para serem escolhidos numa próxima oportunidade, mas que pela característica do sistema só chega para poucos. Em vez de ajudar na permanência e na lealdade dos empregados para com a instituição, desmotiva e atrapalha. Nunca vi competição ser sadia para ninguém, só trás benefícios para os que ganham, mesmo assim, até os ganhadores terão que viver com o trauma do sofrimento infligido aos perdedores.

    Responder
  2. cristina

    Coloquei um curriculum na empresa na qual trabalho para desempenhar outro cargo , fui selecionada e to realizando a seleçao, gostaria de saber, se eu passar como devo proceder pois ja sou funcionaria da casa????

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>