10 DICAS RÁPIDAS SOBRE INSS

Atualizado em 26/09/2020

O Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, vinculado a Previdência Social, possui a função de receber as contribuições e fazer os pagamentos das aposentadorias e dos vários auxílios/benefícios e pensões.
Seguem 10 dicas rápidas que você precisa saber sobre o INSS:

1. ) Alíquota para contribuinte individual com salário de até 724,00 é de 11%, já os salários de 724,00 a 4.390,24 é de 20%.

2.)  A Data do vencimento para empresas é dia 20 de cada mês, já para o contribuinte individual e de baixa renda a data corresponde ao dia 15 de cada mês. Caso o vencimento caia em um feriado ou final de semana (quando não houver expediente bancário), o pagamento será postergado para o próximo dia util.
.
3.)  Um dos benefícios corresponde ao “auxilio a doença” que poderá ser solicitado nos casos de:

a. )Atestados acima de 15 dias (contribuinte em atividade);

b.)  Pessoas com doenças como câncer ou que não consiga mais exercer sua atividade remunerada, atestado através de laudo médico e comprovado pela perícia do INSS.

4.)  O Auxilio reclusão é um benefício criado para ajudar a família do indivíduo que foi detido e cumprirá pena em regime fechado ou semiaberto, no entanto só terá direito aquele detento que contribuía para o INSS e recebia salário igual ou inferior a 1.025,81 no dia da prisão. Poderá ser solicitado pelos dependentes tais como: esposa, marido, filhos, enteados e sobre guarda, onde terá que comprovar que dependia financeiramente do detento, o auxilio será de uma única parcela mensal.

5.) Auxílio Acidente é um tipo de benefício que indeniza o segurado que tenha a capacidade de trabalho reduzida por sequela decorrente de acidente de trabalho.

6.)  A Pensão por morte, como o nome já diz, é um benefício pago aos dependentes do segurado que faleceu.

7. ) A Previdência Social oferece vários tipos de aposentadoria como: por idade, por tempo de contribuição, por invalidez e aposentadoria especial.

8. ) Aposentadoria por idade é a mais comum e funciona da seguinte forma: 65 anos para homens e 60 para mulheres, desde que tenham contribuído da seguinte forma:

a) Inscritos até 24/07/1991 - contribuição de 180 meses (15 anos);
b) Inscritos antes de 24/07/1991 – Irá obedecer a tabela progressiva que consta no site da previdência www.mpas.gov.br (serviço ao cidadão – aposentadoria por tempo de idade urbana).

9.)  O fator previdenciário é um dos motivos que leva muita gente a adiar sua aposentadoria, por que na prática ele reduz o valor do benefício para quem se aposenta mais jovem. Quanto mais jovem, menor será o benefício em comparação a ser recebido comparado a alguém mais velho.

10.)  As contribuições atrasadas também podem ser recolhidas desde que o trabalhador prove que exercia uma atividade remunerada na época. O ideal é fazer uma simulação no site da Previdência sem gerar a guia para pagamento para verificar se vale a pena recolher os atrasados ou continuar contribuindo daí para frente.

O agendamento para requerer qualquer um dos benefícios descritos acima poderá ser feito através do telefone 135 ou pelo site da previdência www.mpas.gov.br.

Boa sorte!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.