5 lições do dia a dia sobre empregado. Confira!

Atualizado em 26/09/2020

A CLT garante direitos, mas, também determina deveres para o trabalhador, portanto, seguem abaixo 5 dicas importantes para o bom desempenho de um empregado no seu dia a dia na empresa:

5 LIÇÕES DO DIA A DIA SOBRE EMPREGADO

REGRA #1

O empregado deverá comprimir sua jornada de trabalho que será no máximo de 8 horas ao dia, conforme a lei nº 5.452, art. 58, onde não poderá passar de 44 horas semanais, tendo que bater o ponto, seja ele, manual ou digital.

REGRA #2

Realizar suas tarefas, as quais constam em seu contrato de trabalho, tendo em vista que a não realização acusará em sansão de advertência e se persistirem as sansões, o empregado ficará sujeito a suspenção podendo evoluir até para demissão.

REGRA #3

Em caso de falta, devem ser levadas em consideração duas situações: “Com e Sem Justificativa”:

Justificada: Levar o documento que abone sua ausência na empresa, que pode ser justificada por: Atestado Médico original (tirar uma cópia e ficar com ela) ou declaração de doação de sangue (neste caso só pode ser 1 vez ao ano), não haverá desconto; Registro de casamento; Certidão de óbito de algum parente e etc.
Sem justificativa: É importante, sempre conversar com seu superior e explicar a causa de sua ausência com antecedência, mesmo assim, a CLT prever um desconto de 2 dias de seu salário, (1 dia da fata e a remuneração do repouso semanal).

Curso de Departamento Pessoal em RECIFE

REGRA #4

Cuidado com os excessos de uso do celular no trabalho, algumas empresas estão modificando seus regulamentos internos devido ao mau uso deste aparelho que evoluiu e permite acesso a internet e salas de bate papo por mensagens o que poderá tirar sua atenção das atividades a serem cumpridas. O uso indevido do celular no horário de trabalho causa advertências, suspenção e até demissão. Fiquem atentos as normas internas de sua empresa.

Confira também: DEPARTAMENTO PESSOAL: SURGE UM NOVO PERFIL PROFISSIONAL

REGRA #5

Mantenha seu local de trabalho sempre organizado e limpo, faça uso das regras do 5S:.

1) Utilização: Separar o necessário do desnecessário, abrindo espaço e ficando com os documentos úteis;
2) Ordenação: Organizar o espaço de maneira organizada ficando de fácil acesso a todos;
3) Limpeza: Melhorar a limpeza do ambiente de trabalho;
4) Saúde: Tornar o ambiente agradável, prevenindo a desordem e o supérfluo;
5) Autodisciplina: Incentivar e rotinizar a aplicação dos 5s,

LEIA. EXTREMA IMPORTÂNCIA!

chamamos atenção para antes de aceitar uma proposta de emprego, entender bem as regras internas da empresa, os seus deveres como profissional e sua rotina de tarefas diárias.
Não esqueça que o bom desempenho profissional está diretamente relacionado à sua automotivação e as influências externas do ambiente.

Um abraço e sucesso a todos, até a próxima!!!

Maria Cleane
Bacharel em Ciências Contábeis.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.