Departamento Pessoal: Surge um novo perfil profissional

Atualizado em 26/09/2020

Vamos falar hoje um pouco sobre o novo perfil do profissional de Departamento Pessoal, afinal a grande maioria das empresas existe um setor responsável pelas demandas relacionadas ao seu quadro de funcionários. De uma maneira mais ampla, o setor de pessoal é competente para realizar todas as rotinas que vão desde a admissão do seu quadro pessoal, exigências legais e desligamento dos mesmos.

Essa relação entre empresa e empregados é mantida e preservada sob a legislação trabalhista encontrada na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) ou Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
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Para serem desenvolvidas essas atividades, o profissional de DP deve possuir alguns conhecimentos específicos da área e um perfil voltado para gestão de pessoas.

Antigamente, o profissional de Departamento Pessoal, era aquele que ficava atrás de um computador cuidando  da folha de pagamento, da contratação e demissão, carimbando diversos documentos e formulários, mesa cheia de papéis e de cara fechada (modelo burocrático).
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Esse tempo mudou. Não só o perfil desse profissional que mudou, mas as próprias empresas mudaram e claro, o setor pessoal vem avançando rapidamente nas questões referente à gestão de pessoas.
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As empresas por sua vez estão cada vez mais competitivas, seletivas e exigentes, desta forma, buscam não apenas profissionais mais qualificados ou capacitados, buscam parceiros para atuarem juntos, frente à concorrência acirrada que o mercado impõe.

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O profissional de DP atualmente tem a função de resgatar o papel do ser humano dentro de uma organização.

Além do conhecimento técnico da área (em legislação trabalhista), deverá manter-se atualizado constantemente, visto que neste setor apesar de existir uma rotina mensal fixa, as mesmas estão em constante movimento, seja por uma nova nota técnica expedida pelo Ministério do Trabalho, um novo artigo constante na CCT ou ainda a solução para um problema atípico apresentado por um funcionário.

Ter um bom relacionamento interpessoal, ter flexibilidade nos procedimentos, ser criativo, comunicativo, ter liderança... quantas habilidades não?

Pois é, este é o perfil do profissional de DP, que deverá atender a diretoria da empresa e aos seus clientes internos com a mais alta eficiência, dando o feedback esperado no prazo combinado, sendo proativo frente a um possível passivo trabalhista.

Dessa forma o profissional de DP poderá gerar um clima organizacional positivo, dando ênfase a responsabilidade social, ao bem-estar e a satisfação pessoal dos funcionários.

Nesse contexto a gestão de pessoas torna-se algo essencial para a saúde e crescimento da organização.

Quebre seus paradigmas, libere-se para o novo conceito de profissional do Departamento Pessoal, seja você uma coluna positiva proporcionando funcionários mais satisfeitos, produzindo com mais qualidade e gerando resultados positivos, preocupados e envolvidos com as metas da organização.

Por:
ELIAS DELSON SANTIAGO
Economista, pós graduado em Gestão de Pessoas;
Atuante no setor pessoal há  12 anos, instrutor no EA Cursos.

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