A entrevista de desligamento beneficia muito a empresa, pois é nesse momento que vários problemas internos que são desconhecidos pela empresa podem aparecer e assim, posteriormente, podem ser corrigidos.
Através dessa entrevista, podemos saber se alguma política da empresa desagrada aos funcionários, bem como se existem pontos fracos na administração. Além disso, pode-se completar a descrição do cargo para explicar tal função.
Leia também: 8 motivos que podem levar a uma demissão.
A entrevista de desligamento deve ser tratada com os mesmos cuidados que a entrevista admissional. E para isso demos utilizar algumas técnicas para realizar essa entrevista.
A técnica mais utilizada é a de dividir o processo da entrevista em etapas, tais como:
Marcando a Entrevista de Desligamento
Ao entrar em contato com o funcionário que está saindo, você deve explicar porquê essa entrevista é importante. Adote a Entrevista de desligamento como política de empresa, procure marcá-la em horário que não atrapalhem o funcionário. Marque a entrevista dentro do horário de trabalho do funcionário, ninguém se sentirá motivado a colaborar dentro de seu horário de folga.
Planejamento da entrevista
Antes de realizar a entrevista é muito importante prepará-la com muito cuidado. Você deverá definir qual será o objetivo da entrevista com o funcionário e assim, fazer um levantamento das perguntas que serão feitas.
Uma entrevista de desligamento bem planejada garante à empresa uma boa imagem, pois mostra um grande comprometimento com o funcionário que está saindo.
Outra questão importante a ser abordada é a Reavaliação da Descrição do Cargo, ou seja, durante a entrevista devem se levadas as informações sobre o cargo que ficou desocupado, pois dessa forma, é mais fácil encontrar profissionais que se encaxem à vaga que surgiu, atualizando a descrição do cargo em questão. Isso pode economizar tempo e dinheiro para a empresa.
Assim como na entrevista de desligamento, no momento do desligamento do funcionário, pode ser utilizado um questionário como parte da entrevista demissional. Não existe um questionário padrão para todas as empresas e podem até mesmo variar de um cargo para outro, dependendo do interesse da empresa.
Quer fazer um curso de Departamento Pessoal em Recife?
Imagine aprender em uma turma com apenas 10 pessoas e no final do curso ganhar mais 2 meses de consultoria inteiramente grátis?
Curso Departamento Pessoal Recife - Estão abertas as inscrições para o curso completo de Departamento Pessoal da EA Cursos em Recife – As turmas são com apenas 10 alunos para que possamos otimizar melhor o conteúdo e que todos alunos façam bastantes exercício práticos.
Para maiores informações: Entre em nosso site clicando aqui.