O que é Departamento Pessoal, o que faz e como funciona?

Atualizado em 25/10/2020

Departamento Pessoal é a área que cuida do setor pessoal da empresa, além disso é responsável pelo quadro de funcionários. É a rotina de departamento pessoal que faz a admissão e demissão dos empregados, cálculos trabalhistas, gerenciando a folha de pagamento, preparando as férias, marcação de ponto, pagamentos de taxas, e assim por diante.

Deseja ter segurança e domínio das funções e nas rotinas e toda gestão do DP para o mercado de trabalho?

Esse será agora o seu guia fácil de departamento pessoal que vai ter mostrar desde o início todo o processo que é necessário que você precisa saber sobre DP e com certeza vai gerar grandes resultados em sua carreira profissional.

->>>> Quer se tornar um profissional em departamento pessoal de sucesso partindo do zero? Nós te ajudamos! <<<<-

Agora você vai entender por que o Departamento Pessoal, também conhecido como DP, é uma área de grande importância e tem como obrigação respeitar a legislação trabalhista contidas na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) Portanto este conteúdo é o que você precisa para ter mais domínio sobre este setor.

O Departamento Pessoal é responsável por gerenciar o setor pessoal cuidando dos funcionários, desde do primeiro dia de trabalho (admissão) até seu último dia na empresa (demissão) é o DP que faz a folha de pagamento, férias, 13º salário e cálculos trabalhistas.

Portanto é área indispensável para cuidar dos funcionários certificando a exata expedição de registros ou documentos.

É responsável pelo cumprimento das normas trabalhistas regidas pelo Ministério do Trabalho, CLT e pelo sindicato de cada categoria.

Departamento pessoal na prática

O Departamento Pessoal na prática é atuante e ativo - mensalmente os procedimentos devem ser realizados cumprindo prazos e leis, mas no meio do caminho podem ocorrer contratações, um funcionário entrar em férias ou até mesmo se acidentar.

Também, os cálculos trabalhistas requer, muito cuidado e alerta perante ao processo. A organização não é nenhum bicho de sete cabeças, mas exige atenção e zelo.

Admissão funcionário

É o momento de colocar as regras na mesa e atestar que o funcionário possui as habilidades, conhecimentos e principalmente a confiança de colocar em prática o seu entendimento para o setor contratado.

Nesta área, deve ocorrer processo de admissão do funcionário, que foi recrutado pelo recursos humanos.

O DP vai solicitar a entrega da carteira de trabalho (caso a empresa utilize ainda o documento físico) e todas as documentações necessárias

Demissão pessoal

O procedimento da demissão, conhecido como rescisão contratual, conclui o vínculo entre empresa e funcionário, causando deveres e direitos entre eles a listagem de valores de rescisão, férias, FGTS, licenças médicas, horas extras entre outros benefícios.

Lembrando que é obrigatório o exame demissional para que comprove que a saúde do funcionário foi mantida durante o período do contrato de trabalho.

O que o setor de Departamento Pessoal faz?

Você já se confundiu ou viu alguém chamar o Departamento Pessoal de Recursos Humanos?

Um dos motivos é que o dp faz parte do organograma do RH, porém são setores diferentes. O DP é mais burocrático, focado nas rotinas, diretrizes e legislação.

O setor de Recursos Humanos é mais tático e toma conta das estratégias de recrutamento, gestão de pessoas, treinamento, desempenho e relacionamento da equipe.

O que mais importa mesmo é que o departamento pessoal é o responsável em cumprir as normas trabalhistas cuidando da parte burocrática.

Documentação dos funcionários

Para que o candidato contratado comece a trabalhar, há uma série de documentos para ser emitido e entregue pelo DP.

O setor se incumbe da preparação dos contratos, controle de ponto e outras ações e procedimentos, efetuando essas funções a partir do ingresso até o desligamento do funcionário.

é crucial verificar que os dados fornecido no eSocial agora representam os lançamento na carteira de trabalho que eram realizadas no documento físico, em muitos casos.

Por isso que o setor é encarregado por preservar as funções e as informações em ordem, garantindo a execução das leis trabalhistas e o cumprimento aos critérios definidos pelo governo. Evitando passivos trabalhistas.

O que é folha de pagamento de uma empresa?

Folha de pagamento é uma listagem de ordenado pagos aos funcionários de uma empresa.

Bem como conhecido como holerite, o escrito consiste na conversão dos dados trabalhistas de cada colaborador em informações contábeis, para determinar o vencimento líquido e o pagamento bruto

A folha de pagamento abrange uma extensa variedade de fatores, englobando o salário, os benefícios, décimo terceiro e os coleta de taxas, como imposto de renda, contribuição sindical, INSS e FGTS. É função do DP cuidar dessas questões para assegurar que os cálculos sejam feitos corretamente.

É função do DP atuar nos processos da folha. Entre as diferentes tarefas que podem ser executadas destacamos, principalmente:

  • Processamento e administração da folha;
  • Cálculo de salário;
  • Depósitos;
  • Retenção do IR;
  • Análise dos processos;
  • Entrega dos holerites;
  • Pagamento às agências governamentais devidas.

Controle da licenças e férias

O departamento pessoal organiza as licenças, atestados, afastamentos e acidentes de trabalho. Ele sincroniza esses registros, integra-os com a folha de pagamento e faz a gestão do contato com setores públicos.

Depois, o área ainda é responsável por observar as férias dos funcionários, realizando os registros necessários e acompanhando se os períodos estão sendo cumpridos.

Fazendo com que os funcionários tenham suas férias no momento acordado, sem atrasos no tempo estabelecido.

Qual a importância do departamento pessoal para uma empresa?

O departamento de pessoal é a área na empresa responsável por cuidar, organizar e administrar toda as rotinas existente entre funcionário e o patrão.

O departamento pessoal é indispensável para a empresa porque ele é essencial para que as leis trabalhistas sejam cumpridas, protegendo a companhia de quaisquer passivos desnecessários.

O DP cuida de documentos da empresa, colocando ordem nesses papéis. Existem muitas anotações para cada colaborador e vários detalhes para serem acompanhados além do setor de compensação.

Logo, é importante ter um setor especialista para trabalhar com esses registros.

O setor trabalhista também faz o meio de campo da empresa com diversos órgãos públicos, emitindo guias e declarações essenciais para o entidade permanecer em dia.

Portanto, é capaz vigiar o cumprimento das normas e evitar um eventual processo trabalhista para a firma.

Se a empresa tem muitos funcionários, fica mais difícil o acompanhamento. Assim, fazer tudo na mão fica completamente inviável para uma empresa grande.

Atingir todas as normas trabalhistas e regras e ainda ter que controlar para que todos os registros estejam sendo tratados de forma ética e profissional só é viável se você estiver sempre atualizado fazendo curso de departamento pessoal.

Como um curso pode te ajudar no Departamento Pessoal?

Fazer o Curso Departamento Pessoal é poder entrar em umas das áreas de maior crescimento em Recife dentro das empresas.

Sua importância vem do fato que o profissional responsável pelo Departamento Pessoal será aquele que vai: cuidar, organizar e administrar toda rotina trabalhista, cálculo trabalhista, alinhando as legislações trabalhista e ao regulamento interno das empresas.

Fazendo o Curso Departamento Pessoal você terá aptidão para efetuar os cálculos trabalhistas, folha de pagamento, rotinas trabalhistas, desde a admissão até a demissão de um funcionário entre outros.

E então, gostou de saber o que é departamento pessoal? Aprofunde o seu conhecimento fazendo um curso prático.