Hoje eu vou falar sobre Recrutamento Interno e Externo e quero que saiba que é um tema extremamente importante para você e para sua empresa, portanto anote com carinho .

Recrutamento Interno e Externo - Saiba como fazer.
Nosso objetivo é apresentar os detalhes de cada um desses processos e passar a você os conceitos necessários para que você os execute com eficiência.
O que é Recrutamento?
Recrutamento: Compreende todos os procedimentos utilizados pelas empresas para divulgar suas vagas e atrair candidatos potencialmente qualificados a ocupar um cargo.
É a maneira como as empresas comunicam e divulgam no mercado de recursos humanos suas ofertas de oportunidade de emprego.
O que é Seleção?
Seleção: É o processo sistematizado de escolha entre candidatos que foram recrutados. A seleção visa prever qual deles terá o melhor desempenho na vaga em questão para fins de contratação.
Basta lembrar que, apesar de existir milhares de jogadores de futebol para serem recrutados, somente alguns dentre eles é que terão a honra de jogar seleção, ou seja, serão selecionados.
#REGRA DE OURO
COMO FAZER UM RECRUTAMENTO BEM DIRIGIDO?
O Recrutamento deve ser bem dirigido para evitar que pessoas desqualificadas para a vaga sejam recrutadas.
Isso faria com que o processo de selecionar os candidatos se tornasse impossível. No caso do exemplo, só se pode recrutar “jogadores de futebol” e, então, selecionar os melhores dentre esses.
JÁ IMAGINOU?
Se o técnico tivesse que selecionar todos os tipos de jogadores?
De vôlei, de basquete e outras modalidades?
Cabe ao recrutamento trazer para o processo de seleção somente funcionários que atendam aos requisitos a vaga exige.
Tenho certeza que você gostar de ler sobre o
[RH e seus diversos setores.] Clique AQUI e LEIA!
O recrutamento não deve ser dirigido a todos aqueles que estão disponíveis para trabalhar. Ele deve conter mensagens dirigidas a atrair pessoas com características desejáveis à empresa e à vaga em aberto.
Melhor dizendo, é aí que começa o processo de seleção, pois você já elimina os candidatos que não possuem os requisitos necessários.
O objetivo final do recrutamento e da seleção é colocar o profissional adequado para exercer a função correta da maneira mais eficiente possível.
COMO ESCOLHER UMA FONTE DE RECRUTAMENTO?
O segundo ponto a ser observado para se obter um recrutamento de sucesso é a escolha da:
Fonte de recrutamento.
Basicamente, podemos dizer que existem dois tipos de fontes de recrutamento: as fontes Internas ou Externas.
Quando resolvemos usar as fontes internas, isso significa que iremos contratar para a vaga em questão, funcionários que já trabalham na empresa, ou seja, vamos promover ou mudar de função um funcionário que a empresa já conhece.
# VOCÊ SABIA QUE O RH É DIVIDIDO EM VÁRIOS SETORES?
[RH e seus diversos setores.]
Usar esse tipo de fonte, geralmente, é mais eficiente em empresas em que a política de “plano de carreira” e distribuição de oportunidades está claramente definida e implantada, pois, do contrário, pode causar desmotivação e problemas com os funcionários.
Já a fonte externa, como o próprio nome diz, são os candidatos de fora da empresa que trazem novas idéias e “energias” para dentro da empresa.
Abaixo, confrontamos as vantagens e desvantagens de cada uma dessas fontes para que você entenda quando deve ou não escolher cada uma ou, ainda, entender porque as empresas só usam uma ou outra fonte.
QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO RECRUTAMENTO INTERNO?
- É econômico, rápido e seguro;
- Motiva o desenvolvimento de todos;
- Motiva a permanência e lealdade para com a empresa;
- Gera uma competição sadia entre os funcionários;
Você sabe as desvantagens
do recrutamento interno?
- Pode gerar frustração nos funcionários que não forem aprovados;
- Desmotiva e gera conflitos internos;
Vantagens do
recrutamento externo?
- Sangue novo para a empresa;
- Novos talentos;
- Enriquece o patrimônio humano;
- Enriquece o capital intelectual da empresa;