Interessado em aprender os diversos setores do RH?
Hoje quero conversar contigo sobre um processo muito importante do RH: Divisões do Recursos Humanos
Geralmente, em uma empresa no qual o setor de RH está bem organizado, não é possível uma pessoa sozinha exercer as funções exigidas. Confira!

Podemos citar apenas como exemplo, as seguintes tarefas que devem ser desempenhadas; dar suporte, treinar, desenvolver, motivar e manter os funcionários.
Para que você tenha ideia, observamos mais a fundo a estrutura de um setor de RH bem organizado e funcional. Leia com atenção as informações a seguir.
LEIA TAMBÉM:
ROTINAS DE ADMISSÃO – QUAIS DOCUMENTOS SÃO
NECESSÁRIOS PARA CONTRATAÇÃO?
Qual a função do Recrutamento e seleção?
É o setor responsável por todo o processo de contratação de funcionários, desde o anúncio das vagas e filtragem dos candidatos até a integração dos novos funcionários em suas respectivas vagas.
Nesse processo, busca-se, sempre, encaixar as habilidades e limitações de cada pessoa ao cargo e garantir assim, o funcionamento da empresa em prefeita harmonia.
Quais os deveres do Departamento Pessoal?
Esse setor é responsável pela administração de todos os procedimentos que envolvem os funcionários.
É função desse departamento, por exemplo, o cumprimento das normas trabalhistas, ou seja, as regras que regem as relações de trabalho, os deveres e obrigações entre patrões e empregados.
Serviço social e benefícios
Responsável pela administração de benefícios como: vale-transporte, vale-refeição, e assistência médica, etc. Também é responsável pela assistência social oferecida aos funcionários e seus familiares. Esse setor é especialmente importante, pois cuida diretamente dos principais interesses dos funcionários, afinal, quem não quer receber seu salário ou garantir seu sustento?
Cargos e salários
Responsável pela descrição de cargos, pesquisas salariais e planos de carreira. Tem como principal função proporcionar aos funcionários uma visão clara de até onde ele pode chegar dentro da empresa e o que precisa para fazer isso.
Treinamento e desenvolvimento
Responsável pelo desenvolvimento intelectual e operacional dos funcionários dentro da empresa. O treinamento dos funcionários costuma ser um dos fatores determinantes para o sucesso da empresa, pois, além de se sentir valorizado pela empresa, o funcionário que está em constante treinamento tende a ser mais eficiente e obter mais resultados.
Segurança do trabalho

Esse setor garante a segurança e o bem-estar físico dos funcionários dentro de uma empresa.
É executado por engenheiros ou técnicos de segurança do trabalho, que a todo momento, monitoram, treinam e condicionam a empresa de maneira geral para que todas as atividades sejam executadas de forma segura, prevenindo ao máximo os acidentes.
Medicina do trabalho

Garante a saúde e o bem-estar físico dos funcionários.
É realizada por médicos do trabalho.
Esse setor, geralmente, só está presente e organizado em empresas de grande porte e pode ser terceirizado em casos de empresas menores, em que a manutenção desse setor seria muito dispendiosa.
Relações trabalhistas e sindicais
Responsável pelas negociações com sindicato, empregados e justiça do trabalho. Esse setor está a todo o momento negociando com sindicatos e grupos de trabalhadores, buscando a perfeita harmonia entre a empresa e os funcionários.
O que podemos concluir?
Nem todas as empresas possuem todos os setores de RH estruturados e em funcionamento.
Empresas pequenas e relativamente novas costumam ter apenas o Departamento pessoal organizado.
Terceirização.
Outras, mesmo com uma estrutura capaz de sustentar todos os diversos setores e atividades de RH, preferem terceirizar um ou mais deles, ou seja, contratar outras empresas especialistas nessas atividades para realizar o serviço.
Para se ter ideia hoje existe consultorias e empresas de terceirização para cada uma das áreas de RH, portanto, se uma empresa decidir que deseja terceirizar todas as atividades que envolvem o RH, isso é possível.
Se isso é o mais certo a se fazer, já é outro caso. Isso dependerá das características e necessidades de cada empresa.